Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias


O século XXI chegou trazendo inovações no mundo tecnológico, que favorecem a vida das pessoas, mas ao mesmo tempo provoca mudanças de paradigmas.
Durante muito tempo ouviu-se falar sobre máquinas substituírem os homens, o que provocaria desemprego e miséria. Isto suscitou a necessidade de evoluírem em uma concorrência enorme o que impulsionou o cérebro a pensar e fazer novas descobertas. Esta superação infelizmente não aconteceu na educação. As escolas ficaram anos a fio no atraso. Os investimentos foram muito poucos no ambiente escolar, assim como qualificação profissional para o professor.
A globalização induziu ao consumismo, as escolas passaram a adquirir equipamentos de multimídia, pois assim aumentava a concorrência entre elas, e em proporção inversa era a utilização destes equipamentos pelo medo de danificá-los.
Fora do ambiente escolar estava o aluno cada vez mais conectado com o mundo virtual, tornando os conhecimentos adquiridos na escola mais obsoletos. Diante desta situação surgem cursos de capacitação para o professor que o coloca em posição igual ou superior ao aluno, com capacidade para produzir conhecimentos significativos, com habilidades de comunicação, reflexão e capacidade de resolver problemas. Afinal é isto que a sociedade realmente espera da escola.
Este curso de fato leva a percepção que é adquirir conhecimentos e inovar a prática educativa e só assim alunos e professores construirão conhecimentos significativos.

Zuldenira Queiros dos Santos Vital

ATIVIDADE 3 - UNIDADE 3

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Data do próximo encontro Formação Pela Escola - Araguatins -

OLÁ CURSISTAS DO FORMAÇÃO!
TEREMOS A SOCIALIZAÇÃO DO MÓDULO FUNDEB DIA 17/11/2010, NO ANEXO DA DRE.
ABRAÇOS
ZULDENIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLETINDO MINHA APRENDIZAGEM

O curso aprendendo e ensinando com as TICs, possibilitou uma imersão em um admirável mundo novo: o das tecnologias.
Como professora, é preciso conhecer o universo digital e dele extrair formas de apresentação de novos conteúdos e a construção de novos conhecimentos. Desta forma descobri o valor de analisar, planejar e executar aulas utilizando objetos pedagógicos digitais tornando a aula mais atrativa. Surge daí a necessidade de conhecer os programas da TV Escola, navegar no Portal do professor, ver planos de aulas e utilizar como sugestão os que mais se adéquam à nossa realidade, não abrindo mão das nossas especificidades.
De posse destas informações, veio mais um desafio superado com ajuda da multiplicadora que foi lidar com as ferramentas para construção do plano onde se contempla em um mesmo local os recursos necessários para uma aula mais interessante.
Este trabalho foi uma viagem rumo ao universo digital, em que a descoberta me fascinou e continuará fascinando e com certeza conduzirá o aluno a uma aprendizagem significativa.

Zuldenira Queiros dos Santos Vital