A importância de o hipertexto no fazer pedagógico
O hipertexto é um texto que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referencias específicas denominadas hiperlinks.
É um tipo de comunicação horizontal o que possibilita uma informação multidirecional. Esta navegação é sempre muito interessante, uma vez que nos aguça a curiosidade de obter mais informações abrindo outros links representando uma economia de tempo e qualidade nas informações. Este ambiente de rede nos permite viabilizar e ao mesmo tempo nos deixa brechas e opções para que este espaço de comunicação floresça sem sequer nos darmos conta nem preguiça de obter outras informações relevantes. O grande diferencial é porque de outra forma precisamos fechar páginas ou minimizá-las o que pode comprometer tempo e qualidade.
É uma experiência interessante, como cursista utilizava o hipertexto sem todavia, conhecer este conceito. É uma descoberta imensa, pois associar teoria e prática é imprescindível quando se tem por objetivo construir conhecimento de forma consistente.
Como educadora, percebo que o hipertexto é uma grande ferramenta, pois impulsiona o aluno à pesquisa e à produção textual. A curiosidade dos mesmos os levarão a um processo de busca ao tentarem localizar uma informação e perceberem que podem ir além, ao linkar em palavras que aparecem em destaque. Esta forma de aprendizagem é considerada mais consistente e duradoura, da mesma forma acontece com o educador.
Trabalhar com o hipertexto tem a vantagem de construir conhecimento consistente e incluir educadores e educandos no mundo digital. É literalmente uma viagem rumo as inovações pedagógicas e as mudanças de paradigmas, rompendo a barreira do medo e adentrando na era da informação.
O hipertexto é um texto que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referencias específicas denominadas hiperlinks.
É um tipo de comunicação horizontal o que possibilita uma informação multidirecional. Esta navegação é sempre muito interessante, uma vez que nos aguça a curiosidade de obter mais informações abrindo outros links representando uma economia de tempo e qualidade nas informações. Este ambiente de rede nos permite viabilizar e ao mesmo tempo nos deixa brechas e opções para que este espaço de comunicação floresça sem sequer nos darmos conta nem preguiça de obter outras informações relevantes. O grande diferencial é porque de outra forma precisamos fechar páginas ou minimizá-las o que pode comprometer tempo e qualidade.
É uma experiência interessante, como cursista utilizava o hipertexto sem todavia, conhecer este conceito. É uma descoberta imensa, pois associar teoria e prática é imprescindível quando se tem por objetivo construir conhecimento de forma consistente.
Como educadora, percebo que o hipertexto é uma grande ferramenta, pois impulsiona o aluno à pesquisa e à produção textual. A curiosidade dos mesmos os levarão a um processo de busca ao tentarem localizar uma informação e perceberem que podem ir além, ao linkar em palavras que aparecem em destaque. Esta forma de aprendizagem é considerada mais consistente e duradoura, da mesma forma acontece com o educador.
Trabalhar com o hipertexto tem a vantagem de construir conhecimento consistente e incluir educadores e educandos no mundo digital. É literalmente uma viagem rumo as inovações pedagógicas e as mudanças de paradigmas, rompendo a barreira do medo e adentrando na era da informação.
Olá colega Zul,
ResponderExcluirGostei muito do seu texto sobre hipertexto, pois essa navegação realmente é muito interessante e concordo que a uma das grandes diferenças é porque não precisamos fechar a página do texto para buscar informações ou significados em outro documento.
Realmente colega, trabalhar com hipertexto e construir conhecimento e principalmente a de incluir educadores e educando no mundo digital que é o principal objetivo.
Irenildes Alves Ferreira Silva