Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias


O século XXI chegou trazendo inovações no mundo tecnológico, que favorecem a vida das pessoas, mas ao mesmo tempo provoca mudanças de paradigmas.
Durante muito tempo ouviu-se falar sobre máquinas substituírem os homens, o que provocaria desemprego e miséria. Isto suscitou a necessidade de evoluírem em uma concorrência enorme o que impulsionou o cérebro a pensar e fazer novas descobertas. Esta superação infelizmente não aconteceu na educação. As escolas ficaram anos a fio no atraso. Os investimentos foram muito poucos no ambiente escolar, assim como qualificação profissional para o professor.
A globalização induziu ao consumismo, as escolas passaram a adquirir equipamentos de multimídia, pois assim aumentava a concorrência entre elas, e em proporção inversa era a utilização destes equipamentos pelo medo de danificá-los.
Fora do ambiente escolar estava o aluno cada vez mais conectado com o mundo virtual, tornando os conhecimentos adquiridos na escola mais obsoletos. Diante desta situação surgem cursos de capacitação para o professor que o coloca em posição igual ou superior ao aluno, com capacidade para produzir conhecimentos significativos, com habilidades de comunicação, reflexão e capacidade de resolver problemas. Afinal é isto que a sociedade realmente espera da escola.
Este curso de fato leva a percepção que é adquirir conhecimentos e inovar a prática educativa e só assim alunos e professores construirão conhecimentos significativos.

Zuldenira Queiros dos Santos Vital

ATIVIDADE 3 - UNIDADE 3

quarta-feira, 2 de junho de 2010

O QUE É O FORMAÇÃO PELA ESCOLA

O Formação pela Escola é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo conribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiadas pelo FNDE.
Quem pode participar:
Cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, como profissionais da educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do PAR-Plano de Ações Articuladas e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação-CMN; Conselho Escolar - CE; Conselho de Alimentação Escolar- CAE; Conselho de Acompanhamento e Controle Social - CACS do Fundeb) que atuam no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

Um comentário:

  1. NAVEGANDO NO HIPERTEXTO

    Com os tempos atuais que estamos vivendo a era das tecnologias a escola deve buscar alternativas pedagógicas para lidar com hipertexto, reconhecendo nele uma poderosa ferramenta de aprendizagem através da pesquisa da construção cooperativa e interativa, através das bibliotecas e cursos virtuais, onde professores e alunos aprendem juntos.A leitura se torna mais dinâmica através das imagens e sons, possíveis de se escolher um messmo assunto produzido por vários autores dos inúmeros links disposto nas paginas dos hipertextos e sua velocidade de acesso às informações.Ocorre assim, a socialização de vários aspectos da realidade humana através das tecnologias de informação e de comunicação.
    Gostei muito de viajar pelo hipertexto pois ele é rico em informações, adequada ao professor.
    Um abraço
    Espedita

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REFLETINDO MINHA APRENDIZAGEM

O curso aprendendo e ensinando com as TICs, possibilitou uma imersão em um admirável mundo novo: o das tecnologias.
Como professora, é preciso conhecer o universo digital e dele extrair formas de apresentação de novos conteúdos e a construção de novos conhecimentos. Desta forma descobri o valor de analisar, planejar e executar aulas utilizando objetos pedagógicos digitais tornando a aula mais atrativa. Surge daí a necessidade de conhecer os programas da TV Escola, navegar no Portal do professor, ver planos de aulas e utilizar como sugestão os que mais se adéquam à nossa realidade, não abrindo mão das nossas especificidades.
De posse destas informações, veio mais um desafio superado com ajuda da multiplicadora que foi lidar com as ferramentas para construção do plano onde se contempla em um mesmo local os recursos necessários para uma aula mais interessante.
Este trabalho foi uma viagem rumo ao universo digital, em que a descoberta me fascinou e continuará fascinando e com certeza conduzirá o aluno a uma aprendizagem significativa.

Zuldenira Queiros dos Santos Vital